Pedido do Número de Contribuinte (NIF) por cidadão estrangeiro

Pedido de NIF em Portugal por cidadãos estrangeiros
Atualizado em Janeiro de 2020

Se é cidadão estrangeiro não residente, e pretende obter o número de contribuinte ou número de identificação fiscal (NIF) português, poderá pedi-lo em qualquer repartição de finanças ou loja do cidadão, da seguinte forma:

1) Se for residente num país da União Europeia, bastará apresentar o Documento de Identificação, Cartão de Cidadão ou Cartão de Residente Europeu e um comprovativo de morada da sua residência na Europa.

2) Se for residente num país fora da comunidade europeia, terá que nomear um representante fiscal em Portugal, o qual deverá ser cidadão português ou ter residência permanente em portugal. Desde Abril de 2016 que os titulares de residência temporária não podem ser representantes fiscais. O seu representante fiscal deverá apresentar o BI ou Cartão de Cidadão português ou Cartão de Residência Permanente, além do seu Nº de Contribuinte (NIF), e confirmar a sua morada. O requerente estrangeiro, deverá apresentar o seu passaporte, um comprovativo de morada da sua residência no país de origem. Deverá ainda ter o carimbo no passaporte da entrada no país. Se entrar por fronteira não controlada, terá que se deslocar ao SEF em 3 dias para registar a sua entrada.

A sua morada fiscal ficará agregada à do seu representante fiscal, para onde será enviada a sua senha de acesso ao Portal das Finanças, bem como toda a correspondência. Quando obtiver a autorização de residência em Portugal, ou tiver um contrato de arrendamento em seu nome, já poderá desagregar o seu representante fiscal. Enquanto não comprovar a sua residência fixa junto da Autoridade Tributária, será considerado não residente fiscal em Portugal.

O NIF é atribuído no momento do pedido, o qual é feito através de declaração verbal pelo requerente, sendo de imediato entregue pela Autoridade Tributária o documento comprovativo de registo do contribuinte, com a menção do NIF.

O pedido de NIF pode também ser efetuado à distância, sem a presença do cidadão estrangeiro, devendo ser requerido diretamente pelo seu representante fiscal, e sendo necessário para isso uma cópia autenticada do passaporte e uma procuração específica para este efeito.

Prestamos o serviço de representação fiscal no caso de necessitar, presencialmente ou à distância, e acompanhamos a sua situação fiscal e tributária em Portugal. Qualquer questão ou informação adicional que necessite, envie mensagem ou deixe o seu comentário.

Se pretende obter o NIF português para abrir uma empresa ou atividade em Portugal, e com isso obter o visto de residência (Visto D2), consulte este nosso artigo.

298 comentários:

  1. A duvida que me acomete é que já possuo um visto de residente por conta de um Doutorado que vou a fazer e chego em Portugal no sabado já com esse visto.

    Preciso de ter algum residente comigo? Nao terei ainda residencia fixa, mas já terei Eu mesmo o visto de residente.

    Grato

    João Carlos
    Rio
    Brasil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      O número de contribuinte a que o artigo se refere, é o número de identificação junto das Finanças, Fazenda ou Administração Fiscal Portuguesa. Não é obrigatória e não está relacionada com a autorização de entrada e estadia ou residência em Portugal. E a obrigatoriedade de ter um residente consigo, é apenas se pretender fazer esta inscrição nas Finanças.
      No entanto, se obtiver rendimentos em Portugal por alguma atividade que desenvolva neste território, terá que fazer essa inscrição nas Finanças para poder pagar os impostos devidos, bem como obter quaisquer benefícios e deduções existentes.
      Espero ter esclarecido a questão.
      Qualquer dúvida entre em contacto.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Estou tentando fazer uma compra pela internet e está me pedindo isso, como consigo?
      Aparece isso:
      Nota: Para solicitações de costumes do país de destino, o destinatário deve fornecer o número de identificação fiscal e consentimento da autoridade fiscal relevante.

      Eliminar
  2. Olá!
    O representante fiscal (no caso de estrangeiro não residente) deverá estar junto comigo no momento da solicitação? Ou apenas a cópia do seu cartão do cidadão e um comprovante de residência é o suficiente?
    Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      O representante terá que ir pessoalmente consigo às Finanças, e terá que assinar presencialmente a declaração na qual aceita a representação.
      Qualquer questão, ficamos ao dispor.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Olá obrigado pela rápida reposta e parabéns pelo post!

      Eliminar
  3. Olá, Estou com o visto D7 - aposentada - desembarco em Portugal, próximo dia 03. Pergunto: necessito de representante fiscal para adquirir o NIF? E no caso de sim, como conseguir esse representante se não conheço ninguem nesse país???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Terá que ter um representante fiscal, enquanto não tiver um visto ou cartão de residente. O seu visto poderá permitir obter a residência em Portugal, mas enquanto não a obtiver necessita de representante.
      Nós prestamos o serviço de representação fiscal.
      Se necessitar de apoio ou algum esclarecimento adicional, envie email direto para geral.intax@gmail.com
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. eu queria saber se paga se algum valor para ter o NIF?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A inscrição de contribuinte estrangeiro e pedido do NIF não tem qualquer custo junto das Finanças. Será emitida uma declaração de inscrição carimbada. Se for solicitada a emissão de cartão de contribuinte, o custo será de 6,80€. O nosso serviço de representação fiscal, terá um custo que depende de cada caso concreto.
      Se necessitar de alguma ajuda, envie email para o nosso endereço.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. ola meu amigo eu moro em portugal ilegal e estou querendo abrir uma empresa.
      so com o meu passaporte e o NIF eu consigo abrir essa empresa, eu sei que tenho depositar cinco mil euros na conta da empresa, mesmo ilegal eu posso abrir a empresa
      outra pergunta eu abrindo a empresa eu consigo visto de residencia.
      obrigado

      Eliminar
    3. ola meu amigo eu moro em portugal ilegal e estou querendo abrir uma empresa.
      so com o meu passaporte e o NIF eu consigo abrir essa empresa, eu sei que tenho depositar cinco mil euros na conta da empresa, mesmo ilegal eu posso abrir a empresa
      outra pergunta eu abrindo a empresa eu consigo visto de residencia.
      obrigado

      Eliminar
  5. ola! sou Brasileiro e estou de partida para Portugal, minha esposa fará um curso na universidade de Lisboa, e eu pretendo trabalhar em Portugal nesse período, contudo preciso do NIF para me inscrever no site NETEMPREGOS,como devo proceder?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Quando estiver em Portugal, se tiver alguém (com residência em Portugal) que possa ser seu representante fiscal, poderá fazer a sua inscrição e pedido de NIF diretamente em qualquer repartição de finanças. Caso não disponha de ninguém para ser representante, nós prestamos esse serviço com o apoio fiscal que possa necessitar. Para isso, envie-nos email diretamente ou pelo formulário de contacto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Prezados, possuo uma empresa no Brasil que me proporciona recursos para viver em Portugal, porem preciso interagir com a empresa, ou seja ajudar na sua administração, mesmo que a distancia, nessas condições me encaixaria para o visto D7?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Sim, em principio encaixaria-se para o visto D7. Nos pressupostos do visto D7, os seus seus rendimentos deverão estar disponíveis em Portugal o que pressupõe alguma gestão dos mesmos. E sendo possível prestar esse apoio à distância, penso que nada se opõe a isso.
      Qualquer questão ficamos ao dispor, por esta via ou por email.
      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Ola por favor como faco pra retirar a segunda via do contribuente?
    tivi em portugal 5 anos atras porem eu perdi ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deverá dirigir-se a uma reparição de Finanças e com a sua identificação pessoal, solicitar um documento do seu "Registo Central de Contribuinte". Neste momento já não se emitem cartões de contribuinte, sendo utilizado o cartão de cidadão ou de residente para inscrever o número. No caso de não residentes, apenas existe o documento referido acima.

      Eliminar
  8. Irei com o Visto D7 para Portugal. Minha esposa e filhos menores irão comigo. O que é necessário para tirar o NIF deles? Abrirei uma conta em um Banco Português, mesmo estando no Brasil, e terei um NIF provisório. Ao substituí-lo por um definitivo precisarei de um representante fiscal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Será necessário representante fiscal enquanto não obtiverem o cartão de residente. Esse processo deverá ser tratado cá em Portugal, após a entrada com o visto D7. O mesmo se aplica para substituir o NIF de provisório do banco para definitivo.
      Se necessitar da nossa colaboração, ficamos ao dispor pelo email ou formulário de contacto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  9. Boa tarde! Te enviei um email no seu principal. Aguardo retorno! Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Boa noite! Com essa mudança de alguns estrangeiros para entrada como turista em relação aos passaportos em que n será ms carimbado o visto de turismo, Ou seja, será tudo eletronicamente e não terá Ms que passar pelos agentes de imigração. A pergunta é. Para tirar o NIF é obrigatório ter o visto carimbado no passaporte, Ou mesmo sem o visto e com um representante português eu posso tirar o NIF?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Neste momento as Finanças para atribuirem o NIF a estrangeiros exigem também o comprovativo de entrada no país. Caso entre por fronteira sem controlo, terá que ir ao SEF no prazo de 3 dias comunicar a entrada no país. Sendo por avião com visto de turista, deveria ter o passaporte carimbado, ou ter qualquer outro comprovativo.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  11. Boa tarde, um cidadão portugues pode ser representante para solicitar o NIF de quantas pessoas no maximo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não existe um limite estipulado por lei, mas questionando as Finanças informam-nos que recusam quando a pessoa já acumula vários representados. No caso de ser contabilista certificado ou desenvolver uma atividade relacionada, em princípio não haverá limite.
      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Olá, Obrigado pelas informações. Ficaram muito claras.
    Gostaria de lhe perguntar sobre uma dúvida, que ainda não consegui resposta.
    Tenho uma amiga que tem um filho já com 10 anos e que está requerendo a cidadania portuguesa, onde o paí é português. Mas ainda não reside em Portugal.
    Ela pretende sair do Brasil e ir morar com o filho em Portugal, talvez na região do algarve.
    Como fica a entrada dela em Portugal, não sendo casada (já se separou) do pai do filho dela? Ela consegue alguma facilidade pelo filho ser cidadão português? Para que possa trabalhar ai em Portugal?
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite e obrigado,
      Em relação ao caso que expôs, não parece que seja um caso de reagrupamento familiar por serem divorciados. Um dos requisitos principais que os serviços de imigração em Portugal exigem é a prova dos meios de subsistência. Obviamente o facto do filho ser cidadão português é sempre uma vantagem que deverá ser usada no processo, no entanto todos os outros requisitos terão que ser cumpridos.
      Assim, dependendo de alguns pormenores do seu caso específico, o processo poderá ser mais simples ou mais complexo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  13. Excelente post.
    Como brasileiro com dupla nacionalidade - tenho cartão cidadão - o que é necessário para emissão do NIF?
    Obrigado,
    Reinaldo Barros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Reinaldo,
      No seu caso como tem dupla nacionalidade, poderá obter o seu NIF como residente (não precisando de representante fiscal) mas para tal deverá ter permanecido em Portugal mais de 183 dias, seguidos ou interpolados, ou então dispor de habitação em condições que façam supor a intenção de a manter e ocupar como residência habitual.
      Se não cumprir nenhum dos requisitos, terá que pedir o NIF como não residente, obrigando a nomear um representante fiscal até cumprir um dos requisitos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  14. Ola boa tarde com o NIF em maos já posso pedir o cartao do cidadao? Como funciona?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      O NIF nada tem a ver com o Cartão de Cidadão. O NIF é apenas a sua identificação fiscal em Portugal, para todos os atos sujeitos a impostos em território português.
      O Cartão de Cidadão é a identificação atribuída aos cidadãos de nacionalidade portuguesa. Se é estrangeira e pretende legalizar a sua estadia em Portugal, o processo é tratado junto do SEF (http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/page.aspx). Antes do cartão de cidadão, deverá obter o cartão de residente temporário e depois um definitivo.
      Se desejar algum tipo de apoio, por favor envie-nos email.

      Eliminar
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode ser uma fatura de eletricidade ou algo semelhante, desde que no documento conste o seu nome e a morada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Boa noite... Um casal de brasileiros me pediu para ser seu representante fiscal...que responsabilidade posso ter nesse aspecto..
    Isso pode ser prejudicial para mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado. Veja se não recairá sobre vc responsabilidade iguais a de um fiador. Todos sao muito solícitos quando querem algo depois q conseguem não veem problema de lhe deixar para trás com os prejuízos.

      Eliminar
  17. Olá! Saberia dizer qual o número do artigo, portaria, decreto (etc) que diz sobre os representantes?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ver os artigos em causa no nosso post:
      http://intax-contabilidade.blogspot.pt/2016/07/representacao-fiscal-em-portugal.html.
      Obviamente a análise não é assim tão simples, dado que o papel de representante fiscal e a obrigação de o nomear, vem descrita também em vários artigos da Lei Geral Tributária (LGT). E existem opiniões divergentes, até mesmo internamente nos serviços de Finanças, quanto às obrigações e responsabilidade dos representantes fiscais.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  18. Boa tarde. Sou cidada portuguesa residente na Holanda. Meu pai é cidadao portugues residente no Brasil. Ele pode requerer o NIF em meu nome numa Loja do Cidadao em Portugal? Se sim, basta uma autorizaçao minha por escrito simples e cópia do meu cartao cidadao? Ao ligar nas Finanças em Lisboa fui assim informada, porém encontrei informaçoes divergentes na internet, que seria necessário ter procuracao e cópia autenticada do passaporte. Obrigada por esclarecer! Estela V.G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Estela,
      Sempre que o requerente não está presente, a pessoa que for tratar do assunto deverá ter uma procuração para o efeito. Tal como o documento de identificação, que não sendo o original, terá que ser uma cópia autenticada do original.
      Sendo no estrangeiro, deverá autenticar a cópia do documento e reconhecer a assinatura da procuração num Consulado Português (ou seja, por serviços portugueses em território português).
      Cumprimentos.

      Eliminar
  19. boa noite. Alguem sabe onde posso encontrar um modelo desta procuração para passar para minha prima que ira me representar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Por favor envie-nos email direto.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  20. Minha mãe tem a residência permanente. Além do Nif eu também conseguiria tirar a residência peli agrupamento familiar?. Ela reside em portugal ha 9 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, poderá pedir a sua autorização de residência através do reagrupamento familiar. O processo deverá ser tratado pela sua mãe junto do SEF, requerendo a sua autorização.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  21. Fiz migração na Espenha e estou em Portugal á 2 meses. Como consigo o número de contribuinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ainda não o fez, deverá comunicar a sua entrada em Portugal junto do SEF, dado que também será necessário mostrar o comprovativo aquando do pedido de NIF. Depois necessita do seu passaporte, de um comprovativo de morada no seu país de residência oficial, e um representante fiscal em Portugal.
      Qualquer questão, envie-nos email direto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  22. Boa tarde, como funciona o serviço de representacao fiscal de vcs? Tenho à carte de cidadã europeia da França e estou à estudar no Porto. Preciso de um représentante fiscal para que eu posso fazer o Nif.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo cidadã Europeia, com residência oficial num país europeu, não precisa de representante fiscal para pedir o seu NIF.
      Cumprimentos

      Eliminar
  23. Boa tarde!
    Eu sou brasileiro e quero aplicar o visto d2. Eu preciso do NIF e um representante fiscal antes de tentar o visto ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Penso não ser obrigatório ter o NIF no pedido de qualquer tipo de visto, no entanto no caso do disto D2 é o mais comum. E dependendo de cada caso concreto, pode ser obrigatório. O NIF é obrigatório para qualquer operação em Portugal, como contratos de promessa, contratos de serviços, conta bancária, licenciamento, tudo o que possa ser necessário para o provar a viabilidade do seu negócio.
      Qualquer questão contacte-nos pelo email: geral.intax@gmail.com
      Cumprimentos

      Eliminar
  24. Boa noite, tenho o visto de residente mas preciso renovar-lo em Janeiro (tirei-o esse mês). Disseram-me na faculdade em que ando que é mais fácil retirar o cartão de cidadão ao invés de ficar renovando sempre o visto. E quanto ao NIF, que preciso ter para tirar o cartão de cidadão, gostaria de saber se posso ter apenas o comprovante de residência daqui (que seria comprovado pelo contrato assinado) no dia da entrevista para retirar-lo e o passaporte, ou tenho que ter um representante fiscal, pois não conheço ninguém aqui em portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Apenas poderá pedir o cartão de cidadão se tiver cidadania portuguesa. No caso de ser estrangeiro, terá que ir renovando anualmente a sua autorização de residência nesta fase. De qualquer forma, o representante fiscal não é necessário para as questões de residência, sendo apenas necessário para o pedido de NIF (Numero de Identificação Fiscal) junto das Finanças.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  25. Sou brasileiro estou em Portugal a estudar como faço para tirar número de contribuinte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Irá necessitar de um representante fiscal e de apresentar os documentos referidos no post. Se não tem representante, envie-nos email para geral.intax@gmail.com.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  26. Olá Boa noite, é possível tirar o nif ? após o tempo de turista expirar ? obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Atualmente as Finanças confirmam a entrada no país pelo carimbo no passaporte, mas não acontece em todas as repartições, e penso que não há problema com a validade do visto. De qualquer forma, no caso de criarem alguma complicação, entre em contacto para o nosso email, pois poderemos obter o seu NIF de outra forma.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  27. Ola boa tarde! Sou brasileiro e recentemente consegui minha cidadania portuguesa e passaporte portugues. Estou morando na Italia ha uma semana e gostaria de saber como faco pra tirar o NIF daqui. No meu cartao cidadao aparece um "X" no NIF. Sera necessario ir para Portugal ou posso tentar fazer algo na embaixada/consulado portugues daqui? Estou morando em Milao.
    A razao de querer tirar o NIF pra poder ter o seguro saude europeu (European Health Insurance Card ) e ter direito a atendimento no servico de saude italiano (SSN (Italian National Health Service) e tambem tirar um visto de permanencia na Italia maior que 90 dias.
    Muito obrigado!
    Gregory Valente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não será necessário vir a Portugal, poderá pedir o seu NIF à distância. Dado que é não residente, irá sempre necessitar de um representante fiscal que poderá pedir o seu NIF através de procuração.
      Se necessitar do nosso apoio ou mais esclarecimentos, por favor envie-nos email direto.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  28. Cheguei em Portugal 14/08
    Fui no sef para requerer o carimbo e não me deram.
    Como devo fazer para retirar o número de contribuinte?

    ResponderEliminar
  29. Boa tarde, estou com dificuldades para tirar o mif , estou cá a viver porém não trouxe comprovativo de morada do Brasil, há locais aue não pedem o comprovativo? Já tenho um representante fiscal que é meu marido no caso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Não consegue mesmo nenhum documento com o seu nome e morada? Pode ser qualquer fatura, carta ou documento. Não consegue que enviem cópia por email do Brasil? O comprovativo de morada é algo que normalmente querem ver, mas aceitam qualquer documento.
      Cumprimentos

      Eliminar
  30. Boa tarde. Otimo blog.

    Tenho uma duvida: minha esposa e' italiana. Vamos para portugal proximo ano e eu vou pedir meu reagrupamento familiar.

    Ela para tirar o NIF nao precisa de nenhum representante ? Basta o passaporte Italiano + comprovante de morada ?

    Obrigado,
    Marcio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Sim, basta o Passaporte italiano e comprovativo de morada em Itália.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  31. Bom dia! Meu nome é Daniel, tenho 34 anos, sou brasileiro mas atualmente residindo em Munique na Alemanha (tenho o registro de moradia e um visto de permanência pelo período de 1 ano como estudante da língua). No momento estou em Lisboa pois estou a dar entrada em uma matrícula num Mestrado na Universidade Lusófona. Meu interesse é em percorrer todo o passo a passo para regularizar minha permanência e moradia. Obter o NIF e por fim alugar um apartamento. Qualquer ajuda ou orientação de vocês me seria muito bem vinda. Obrigado desde já, e tenham um bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Envie-nos email direto para geral.intax@gmail.com
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Quais os serviços oferecidos; custo e tempo

      Eliminar
    3. Envie-nos email direto para geral.intax@gmail.com
      Cumprimentos

      Eliminar
  32. Ola, eu possuo o NIF porem na época eu não havia a residência então foi realizado com um representante. Agora possuo o cartão residência. (válido por um ano). Sendo posso assim retirar o representante e eu mesmo passar a ser o meu representante? Uma vez que tenho a residência?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, com o cartão de residente poderá solicitar nas Finanças que retirem o seu representante fiscal, e registem o seu local de residência em Portugal. Enquanto for residente, não necessita mais de representante fiscal.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  33. Boa tarde. Vou arrendar um imóvel a um casal de franceses reformados. Que documentos são necessários para eles puderem residir permanentemente em Portugal e como solicita-los.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sendo cidadãos da União Europeia, poderão estar os primeiros 3 meses sem qualquer comunicação, e após isso deverão efetuar o registo que formaliza o seu direito de residência (Certificado de registo).
      Para obter todas as informações detalhadas, consulte o nosso artigo:
      http://intax-contabilidade.blogspot.pt/2016/10/residencia-em-portugal-para-nacionais.html
      Cumprimentos.

      Eliminar
  34. Ola , morei em portugal em 2004/2005, voltei ao brasil e tou pensando em migrar novamente em 2017, ainda possuo meu cartao nif em maos ele ainda estar valido?? Ou presizo renovar algo ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      O seu número de contribuinte ainda é o mesmo e está válido (os números nunca são anulados ou cancelados). Possivelmente até deverá ter um representante fiscal desde o ano em que fez a inscrição. O cartão possivelmente também será válido para provar a sua identificação fiscal.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  35. Ola, a minha pergunta é, estou venezuelana, eu pretendo ir para a Madeira no próximo ano, quanto tempo devo esperar depois da minha chegada a Portugal para solicitar o NIF? Obrigado !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Necessita de um representante fiscal inicialmente, e poderá obter o NIF imediatamente quando chegar a Portugal.
      Se entrar com visto de residência, quando depois obtiver o cartão de residente já não necessitará mais de representante fiscal.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  36. Olá boa tarde!
    Posso tirar o NIF como turista (tendo representante legal)? Ou o NIF só pode ser tirado do Brasil com algum tipo de visto como estudante, trabalho e etc?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Sim, pode tirar o NIF com visto de turista. Pode tirar com qualquer tipo de visto, e nem precisa de ter nenhum visto (se tiver no Brasil e pedir por procuração). Quando tira presencialmente, podem pedir o registo da entrada em Portugal, mas não interessa o tipo de visto.
      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Ola,
    Quando você fala "Desde Abril de 2016 que os titulares de residência temporária não podem ser representantes fiscais." Existe uma lei ou uma circular sobre este assunto? Procurei mas nao encontrei nada sobre isso.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Penso ter já visto algum documento da Autoridade Tributária, mas não temos nada no arquivo. Foi uma alteração interna no procedimento da AT para registo de contribuintes, e deve ter resultado de alguma instrução administrativa interna.
      No entanto, fomos antes de tudo informados diretamente pelas repartições de Finanças, em Abril de 2016, dessa e de outras alterações implementadas, como por exemplo a necessidade do comprovativo de morada no país de residência (antes bastava informar o país).
      Cumprimentos

      Eliminar
  38. ola noite, eu moro junto a minha companheira é brasileira quero adquirir o numero de identificação fiscal para a mesma que eu posso fazer, o meu Titulo de residência residência é temporária

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor envie-nos email direto para geral.intax@gmail.com
      Cumprimentos.

      Eliminar
  39. Boa noite, meu marido morou por três anos em Lisboa, voltou para o Brasil e perdeu o número do contribuinte. Como recuperar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bastará deslocar-se a uma repartição de Finanças com a sua identificação e solicitar uma declaração do seu Registo Central de Contribuinte, a qual servirá de identificação fiscal.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  40. Boa tarde! Fiz o NIF para abrir uma conta bancária durante o período de intercâmbio, agora vou embora e queria cancelar o NIF para desvincular o meu representante, como devo proceder? Desde já obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ideal será tentar junto da Repartição de Finanças explicar que vai estar ausente definitivamente de Portugal, e solicitar que possa ficar sem representação fiscal em Portugal. O NIF não pode ser cancelado ou suspenso (salvo em casos muito especiais, como ordens judiciais) mas poderá ser possível a dispensa de representante, dado que não terá qualquer atividade, imóvel ou ligação a Portugal. De qualquer forma, também irá fechar a conta bancária em Portugal?
      Cumprimentos.

      Eliminar
  41. boa tarde.Possuo cartao cidadao e comprovante de endreco em nome de minha mae.ele e aceito?obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Se possui cartão de cidadão, deverá ter uma morada registada. Se não tem, penso que poderá registar uma morada no seu registo central do cartão de cidadão e depois pedir o NIF já com esse comprovativo.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  42. Olá! Morei em Portugal no ano de 2004, na época eu tinha o cartão do contribuinte, hoje estou pensando em retornar a Portugal.
    As minhas perguntas são;
    1- vou precisar fazer um novo contribuinte ? Uma vez que não possuo mais o cartão e que já estou a 12 anos fora.
    2- Caso eu não precise fazer um novo contribuinte, essa minha discrição no no contribuinte de 12 me ajudaria de alguma forma a regularizar minha situação para se regularizar mais facilmente?
    Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Não necessita de fazer um novo contribuinte, bastará deslocar-se a uma repartição de Finanças com a sua identificação e solicitar uma declaração do seu Registo Central de Contribuinte, a qual servirá de identificação fiscal.
      Quanto ao processo de legalização, penso que o facto de ter NIF há 12 anos não o irá isentar de cumprir com as obrigações habitualmente exigidas no processo, podendo no entanto ajudar na análise o facto de ter já estado em Portugal.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  43. Bom dia! Já tenho o número de contribuinte e gostaria de mudar meu representante, isso é permitido? Como fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, poderá fazê-lo pessoalmente numa repartição de Finanças com o seu novo representante, ou então on-line, através da opção Contribuintes > Entregar > Representação, sendo neste caso enviada uma carta para a morada do representante para confirmar a aceitação.
      Se necessitar dos nossos serviços, ficamos ao dispor.
      Cumprimentos.

      Eliminar
  44. Ola, cidadaos britanico e italiano vivendo na Gra-Bretanha em breve mudando a portugal. Se entendi bem, precisaremos de comprovante de endereco para retirarmos o NIF. Obvio que teremos os enderecos britanicos mas como italiano imagino o endereco britanico ser suficientes mas como burocratas sao burocratas..... teria problema ser italiano morando na inglaterra para conseguir o NIF?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, sendo cidadão de um país da UE residindo noutro país da UE não terá problemas e não irá necessitar de representante fiscal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  45. Ola boa tarde! Sou venezuelana e eu tehno uma autorizacao de residencia até dezembro 2018 na França. Mesmo asim precisaria de um representante fiscal para obter o número de identificação fiscal???
    Muito obrigada

    Comprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O artigo do CIRS que define esta obrigação, não é claro se a dispensa de representante fiscal é aplicável a todos os estrangeiros residentes na UE, ou se apenas a cidadãos da UE. Em casos semelhantes ao seu foi exigida a nomeação de representante, mas sugerimos que tente pedir o seu NIF numa repartição e confirmar esta situação.
      Se necessitar, estaremos disponíveis para ajudar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  46. Olá. Sou brasileira e meu marido Italiano. Moramos na Irlanda. Quando formos para Portugal ele pode no mesmo dia q tirar o NIF dele, ser o meu representante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      O seu marido poderá tirar o NIF dele, mas não poderá ser o seu representante fiscal pois a lei obriga que o representante tenha residência em Portugal.
      São vários os casais em que apenas uma pessoa necessita de representação, mas sem a residência em Portugal não permitem que o cônjuge seja o seu representante fiscal.
      Se necessitar do nosso apoio, ficamos ao dispor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  47. Olá, muito bom dia

    Eu já possuo NIF (feito consigo) e a minha esposa, chegada do Brasil, preciso agendar uma ida para tratar desta situação. Ela já possui toda a documentação necessária. Quando podemos marcar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviei uma mensagem ao número da empresa com a mesma questão. Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Enviei resposta para o seu email.
      Obrigado e cumprimentos

      Eliminar
  48. Boa tarde, meu nome é Olivério, tenho a minha namorada que vive na Indonésia e em Setembro, se tudo correr bem vai vir para Portugal.

    Gostaria de saber qual é a maneira mais fácil para ela ficar comigo e viver em Portugal.

    Será mais fácil se nos casarmos na Dinamarca e depois disso, pedir um NIF e autorização de residência na SEF?

    Será mais fácil se eu pedir NIF para sob minha responsabilidade antes de ela vir para Portugal? Se eu fizer desta maneira, será que a embaixada Portuguesa na Indonésia não encontrará dificuldades para ela vir aqui com visto turista?

    Queira desde já aceitar os meus sinceros agradecimentos.

    Olivério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviei a resposta para o seu email.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  49. bom dia! a nossa impresa vai contratar um rapaz brasileiro que está a morar agora na Irlanda. ele vai vir para Lisboa nesta sexta-feira para tratar do NIF, mas ainda não tem residência nem um alojamento aqui (vai começar a trabalhar connosco no fim de fevereiro). será que já pode tirar o NIF, tendo como representante fiscal um dos colegas portugueses que trabalham já na empresa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode perfeitamente pedir já o NIF tendo como representante um colega português.
      Cumprimentos

      Eliminar
  50. Teve alguma alteração de lei, onde quem entra como turista não consegue tirar o nif?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer cidadão pode tirar o NIF, com qualquer tipo de visto e mesmo até sem visto (se pedir à distância através de representante).
      Cumprimentos

      Eliminar
  51. Olá, sou brasileiro e em breve irei me mudar para Portugal, tenho cidadania portuguesa, para tirar o nif eu preciso de um representante que more em portugal? Ou levar somente um comprovante de residência do brasil basta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      No seu caso, segundo a legislação, apenas poderá obter o seu NIF como residente (não precisando de representante fiscal) quando tiver permanecido em Portugal mais de 183 dias num ano, seguidos ou interpolados, ou então disponha de habitação em condições que façam supor a intenção de a manter e ocupar como residência habitual.
      Não cumprindo nenhum dos requisitos, terá que pedir o NIF como não residente, obrigando a nomear um representante fiscal até cumprir um dos requisitos.
      Cumprimentos

      Eliminar
  52. Boa tarde, tenho dois amigos que precisam de representante fiscal, uma vez que o actual não quer continuar a ser. Quanto cobram por cada um? O que é preciso fazer? O que quer deixar de ser, deixa de ser em todos os impostos ou só em IRS? Aguardo notícias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A representação fiscal em IRS é a generalista que inclui todos os impostos à excepção do IVA. A representação em IVA é necessária apenas se o não-residente iniciar atividade como trabalhador independente.
      Assumindo que o não-residente não abriu atividade, quando cessar a representação em IRS, cessa em todos os impostos.
      Quanto às restante questões, por favor envie-nos email direto para geral.intax@gmail.com
      Cumprimentos

      Eliminar
  53. Olá boa noite, atualmente vivo na Bélgica(ilegal desde agosto de 2009), gostaria de saber se eu consigo tirar um nif, pois não terei carimbo no passaporte por estar entrando por fronteira sem controle.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, poderá tirar o NIF.
      No entanto, quando entrar em Portugal deverá deslocar-se ao SEF comunicar a sua entrada no país e nesse momento fica com um comprovativo.
      Se necessitar de apoio, ficamos ao dispor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Boa noite!
    Cumprimentos pelos esclarecimentos.
    Tenho apenas uma dúvida: o brasileiro que for para Portugal com o visto de estudos (autorização de residência temporária) ainda assim irá necessitar de um representante legal para obter o NIF?
    Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, irá necessitar de Representante fiscal enquanto não obtiver o cartão de residência temporária, obtido já em Portugal junto do SEF.
      O visto de entrada por si não confere o estatuto de residente fiscal.
      Se necessitar do nosso apoio para representação fiscal, ficamos ao dispor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  55. Boa noite! Após tirar o NIF, mas ainda sem ter residência temporária, a empresa portuguesa pra qual trabalho pode me deslocar para prestar serviço em outro país da União Europeia? Com A1 e limosa. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece não existir nenhum impedimento para ser um trabalhador destacado no estrangeiro. A questão mais sensível é junto do SEF, com o processo de pedido de residência. Qualquer processo menos claro, poderá complicar ou adiar a emissão da autorização de residência.
      Se necessitar de esclarecimentos mais detalhados para o seu caso em concreto, por favor envie email privado para geral.intax@gmail.com
      Cumprimentos

      Eliminar
  56. Olá boa tarde, eu sou Cabo Verdiano e entrei em Portugal com visto de turismo de estada temporária e queria saber como posso tirar o NIF? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor envie-nos email direto para geral.intax@gmail.com
      Ficamos ao dispor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  57. Boa tarde,
    antes de mais cumprimentos por um excelente trabalho no esclarecimento de dúvidas. Tenho uma que gostava de ver respondida, se for possível: uma amiga brasileira quer inscrever o filho num colégio em portugal, mas para isso é necessário que o filho tenha NIF. Poderei eu, estando eles ainda no brasil, pedi-lo?
    cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Se é português ou tem residência definitiva em Portugal, pode pedir o NIF dos interessados sem a presença deles, atuando como representante fiscal. Deverá ter uma procuração para esse efeito, cópia autenticada do passaporte e comprovativo de morada dos requerentes.
      Cumprimentos

      Eliminar
  58. Bom dia, sou português, actualmente vivo em Espanha. Tenho cartão de cidadão mas sem o Nif, posso nomear um procurador em Portugal para obter o meu NIF? A procuração precisa ser autenticada? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode nomear um procurador em Portugal.
      A procuração tem que ser autenticada.
      Cumprimentos

      Eliminar
  59. Boa tarde. Tenho uma amiga que vive em Califórnia mas como vai começar a deslocar-se frequentemente a Portugal decidiu solicitar o número de identificação fiscal. Ela não possui nenhum documento com a menção da morada de residência uma vez que é comum a aceitação apenas do PO box( caixa postal ) em território americano. Ora, todos os seus documentos, a saber, o passaporte, carta de condução apenas contém o P.O. box. Ao se dirigir às finanças com o seu representante em Portugal, uma das funcionárias indica que sem um documento que contenha a informação da morada completa não é possível obter o número contribuinte. Ela simplesmente não tem. Estará a funcionária apenas a agir de má vontade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As finanças pretendem a morada fisica da residência da pessoa. Para isso solicitam normalmente comprovativos como fatura de luz ou água da habitação.
      A sua amiga não consegue fornecer a morada da sua residência (que obviamente não será uma PO Box). E não consegue uma cópia de qualquer correspondência recebida nessa morada em seu nome?
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  60. Boa tarde. Pretendo tirar o NIF em setembro deste ano, quando estarei viajando a Portugal. Mas tenho algumas dúvidas.Se puderem me ajudar fico grato. são elas:
    1) Quanto tempo leva, em média, para as Finanças de Portugal entregarem o meu NIF, já que estarei em PT por apenas 8 dias e temo não poder trazer de volta comigo este documento?
    2) Ao receber o NIF serei obrigado a fazer declaração de imposto de Renda em PT, mesmo não tendo renda lá?
    3) Quando receber minha autorização de residência, poderei trocar o meu status junto as Finanças, já que não precisarei mais de um representante fiscal?
    4) A INTAX possui escritório em Porto também, pois precisarei dos serviços para tirar o NIF lá.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      A emissão do NIF é imediata e fica imediatamente com o seu comprovativo.
      Se não tiver rendimentos em Portugal, não terá que entregar qualquer declaração.
      Sim, poderá retirar o representante fiscal assim que obtiver o seu cartão de residência temporária.
      Sim, temos escritório e prestamos o serviço no Porto.
      Por favor envie-nos email direto para geral.intax@gmail.com
      Cumprimentos

      Eliminar
  61. Olá, morei em Portugal com minha esposa de 2012 à 2013, tínhamos NIF e contrato de trabalho, e encaminhamos o pedido de residência no SEF, porém voltamos ao Brasil sem ter conseguido a residência. Agora iremos novamente a Portugal, porém agora possuo cidadania Italiana e minha esposa possui a carta di soggiorno (residência na Itália). Terei de fazer novo NIF com meu documento italiano? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o seu NIF é definitivo logo é o mesmo que obteve em 2012.
      Aconselha-se apenas que atualize qualquer informação que possa estar destualizada nos seus dados pessoais.
      Cumprimentos

      Eliminar
  62. Bom dia. Tenho uma dúvida e não estou conseguindo achar essa informação na internet. É possível o representante fazer o NIF pra mim sem eu estar presente? Minha dúvida é no sentido de eu tirar o NIF daqui do Brasil. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é possível ser efetuado pelo representante, sem a sua presença, através de procuração.
      Cumprimentos

      Eliminar
  63. Bom dia comprei um carro nao tenho nenhum documento e o dono do carro quer que tire do seu nome como faço para conseguir colocar no meu nome ? Eu consigo o numero de contribuinte ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor envie-nos email direto para geral.intax@gmail.com
      Cumprimentos

      Eliminar
  64. Sou brasileiro e reformado, estou a tratar do visto D7. sei que terei por dez anos isenção de IRS em Portugal porém o Brasil irá reter 25% da minha renda, após o período de 10 anos passo a pagar IRS em Portugal, os 25% que o Brasil continuará retendo podem ser abatidos do que terei que pagar de IRS em Portugal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o imposto pago no Brasil será levado em conta. Com a convenção para evitar a dupla-tributação entre Portugal e Brasil, dependendo dos montantes poderá até não pagar imposto em Portugal. Por princípio apenas pagará se o imposto se mostrar insuficiente nos padrões definidos em convenção.
      No entanto, deverá depois avaliar a situação com mais pormenor no momento devido.
      Espero ter ajudado.
      Cumprimentos

      Eliminar
  65. Irei morar no Porto-Pt em maio. Sou brasileiro, aposentado, pretendo alugar um imóvel e precisarei do NIF. Vocês atuam no Porto e poderão me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, prestamos o serviço no Porto.
      Por favor envie email direto para geral.intax@gmail.com
      Cumprimentos

      Eliminar
  66. sou cidadão de um país da UE residindo em Brasil. Preciso de um representante ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, se não reside em nenhum país da UE, terá que nomear um representante fiscal.
      Se necessitar da nossa colaboração, ficamos ao dispor pelo email geral.intax@gmail.com.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Olá, tenho nacionalidade italiana, mas minha ultima morada era no Brasil, já fiz meu certificado de registro em Portugal, consigo fazer o nif sem representante?

      Eliminar
  67. Sou brasileira e preciso tirar o NIF, só que precisarei de um representante contribuinte de Portugal. Como devo proceder nesse caso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor envie-nos email direto para geral.intax@gmail.com
      Cumprimentos

      Eliminar
  68. Bom dia, já estou em Portugal a mais de 6¨meses como turista e não passei mais pelo SEF, mais a dois meses atrás dei entrada na minha cidadania.Corro o risco de ir tirar o NIF e eles complicarem com a minha entrada no pais????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que não, deverá apresentar o seu documento mais recente que deu entrada no SEF. Qualquer dificuldade, envie-nos email direto para geral.intax@gmail.com que poderemos ajudá-lo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  69. Boa tarde, quais as vantagens e desvantagens de ser um representante fiscal de outra pessoa. Tenho uma amiga que está cá a 1 mês, Ela veio para estudar e também quer trabalhar e precisa do NIF fico com receio, 😣

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Por favor veja essa informação com mais detalhe no nosso post:
      http://intax-contabilidade.blogspot.pt/2016/07/representacao-fiscal-em-portugal.html
      Cumprimentos

      Eliminar
  70. Olá. Já possuo o número de contribuinte! Fiz hoje mesmo!
    Gostaria de saber quais os procedimentos seguintes para conseguir a residência. Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Por favor envie-nos email para geral.intax@gmail.com para lhe podermos enviar quais as opções que dispõe para solicitar a residência.
      Cumprimentos

      Eliminar
  71. Boa noite! Sou brasileira estou em Portugal a quase quatro meses, fui solicitar a autorização de residência temporária, e fui informada pela atendente que preciso ter o visto de residência do meu país. Como faço para obter? Eu terei que ir ao Brasil, ou uma pessoa com uma procuração com plenos poderes poderá resolver para mim? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu pedido de visto deve ser efetuado no Brasil, na embaixada ou consulado português da sua região. O processo exige que se apresente numa entrevista pessoalmente, e não pode ser representada por ninguém.
      Encontra-se a exercer alguma atividade ou trabalho em Portugal atualmente?
      Por favor envie-nos email para geral.intax@gmail.com para podermos enviar-lhe informações mais concretas para o seu caso, e eventualmente evitar essa deslocação.
      Cumprimentos

      Eliminar
  72. Boa tarde,

    Tenho dupla nacionalidade, brasileira/portuguesa, já estando de posse do cartão cidadão, mas não do passaporte português. Estou com viagem marcada para Lisboa no próximo mês podendo, caso tudo corra bem, ficar em definitivo no país. Tenho as seguintes dúvidas:
    - Como vou fazer escala em Zurich, onde provavelmente farei o controle de imigração, e usarei o passaporte brasileiro, terei que me apresentar à SEF para registrar minha entrada no país?
    - Caso eu queira pedir a emissão do NIF, terei que ter um representante legal?

    Grato pela orientação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Se entrar por fronteira não controlada, terá que se deslocar ao SEF em 3 dias para registar a sua entrada em Portugal.
      Poderá necessitar de representante fiscal nesta fase, enquanto não cumprir pelo menos 1 dos requisitos para ser considerado residente fiscal em Portugal, e que são:
      1. Ter permanecido em Portugal mais de 183 dias, seguidos ou interpolados, num ano fiscal;
      2. Dispor de habitação própria em condições que façam supor a intenção de a manter e ocupar como residência habitual, em 31 de Dezembro do ano anterior.
      Ficamos ao dispor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  73. Estou a viver na Alemanha e pretendo entrar em contato com a entidade tributária e aduaneira em Portugal, para resolver assuntos de uma quantia cobrado. Por favor pode orientar-me? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caso não tenha acesso ao Portal das Finanças o ideal seria pedir a senha de acesso de forma a conseguir consultar e interagir com as Finanças.
      Poderá também esclarecer todas as suas questões telefonicamente com as Finanças, pelo contacto:
      Tel: +351 217 206 707 - das 9h às 19h.
      Opção 1: Serviços Tributários

      Qualquer questão ficamos ao dispor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  74. hola, buenas tardes, soy ciudadano Venezolano, y tengo una idea de negocio para abrir en Portugal, especificamente en Madeira, tengo donde vivir en Funchal, quisiera saber si es posible abrir un negocio ya que soy extrangero, o que nesesito para poder abrir como inmigrante? agradeceria toda la informacion nesesaria, gracias!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hola,
      Si, es posible abrir empresa en portugal aunque sea extranjero.
      Por favor envíenos email directo a geral.intax@gmail.com para que podamos enviarle la información necesaria.
      Saludos

      Eliminar
  75. Gostaria de passar um período grande em Portugal mas sem trabalhar aí, vivendo com rendas de investimentos financeiros do Brasi. É possível conseguir visto de residente para mim e família (marido e filha menor)nessa situação ? Se sim, como proceder ? Agradeço sua resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deverá pedir o visto D7 para residência em Portugal a viver de rendimentos.
      Pode consultar toda a informação em:
      www.intax-contabilidade.blogspot.pt/2016/06/visto-d7-visto-de-residencia-para.html
      Qualquer questão ou apoio que necessite, ficamos ao dispor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  76. Eu pretendo morar em portugal e me insceever mais nao conheço ninguem para ser meu representante tem algum empresa que possa me auxikiar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, por favor envie email direto para geral.intax@gmail.com
      Cumprimentos

      Eliminar
  77. Boa tarde,
    Fiz meu NIF em feveiro deste ano enquanto estava em Lisboa, sou brasileira e também tenho cidadania italiana. O NIF ficou com meu endereço da Itália, mas agora em agosto irei me mudar para Lisboa para um residencial de estudantes. Pergunto, o que preciso para alterar o endereço?
    Também gostaria de saber se é tranquilo pedir uma segunda via pois a minha folha está um pouco danificada. Obrigada, Giullia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apenas se torna residente fiscal em Portugal, quando tiver vivido mais de 183 dias em Portugal por ano. Até esse momento terá que manter a morada de Itália.
      Deve entretanto pedir o seu certificado de registo junto do município onde vai viver ou junto do SEF. Após decorrido o tempo previsto, já poderá alterar.
      Sim, pode requerer uma nova declaração.
      Cumprimentos

      Eliminar
  78. Vou realizar um estágio em portugal e para realização de seguro de responsabilidade civil necessito do NIF.
    Tenho um representante legal em portugal, ele pode fazer esse numero sem mim?
    Li no texto que com copia do passaporte e procuração é possivel, mas não precisava do carimbo no passaporte?

    Grata,
    natalia condessa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      O carimbo no passaporte é necessário apenas quando é pedido presencialmente por si com o seu representante.
      Cumprimentos

      Eliminar
  79. Boa tarde, uma dúvida: entrarei na Itália para dar início a minha obtenção de cidadania com a finalidade de morar em Portugal ao termino do processo, que dura em torno de 3 meses. Durante o andamento do processo na Italia, estarei já morando em Portugal com amigos, minha pergunta é, nesse primeiro momento devo fazer um NIF como Brasileiro, e quando tiver minha cidadania Italiana fazer outro ? Ou não é necessário ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terá também um comprovativo de residência de Itália? Dessa forma poderá evitar a necessidade de representante fiscal.
      Se apenas tiver a cidadania, mas a sua residência oficial e fiscal se mantiver a de país estrangeiro, irá necessitar de representante fiscal até decorridos no mínimo 183 dias, e após ter a cidadania italiana.
      Ficamos ao dispor.
      Cumprimentos

      Eliminar
  80. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  81. Olá...Estou pensando em morar em Portugal. Entrando com visto de Turista e tendo uma representante fiscal, consigo arrumar emprego? Se sim, a partir deste momento me torno legal? Se não, quanto tempo mais ou menos para me tornar legal no País. Obrigada

    ResponderEliminar
  82. Olá boo anoite, primeiramente gostei muito do seu post... Parabéns! Minha dúvida é a seguinte sou Cidadão Português e residente no Brasil, também preciso de um representante fiscal para tirar o meu NIF em Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Visto que é residente no Brasil, sim necessita de representante fiscal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  83. Bom dia !!!

    Fiz o pecdido do meu Nif no dia 28/04/2017 no dia que minha esposa foi retirar o cartao cidadao dela no consulado de Msnchester nos moramos em Glasgow na Escocia ate agora nao recebi nada gostaria de ssber quanto tempo demora pra chegar meu nif obrigado

    Obs: Sou brasileiro e minha edposa tem cidadsnia portuguess

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Fez o pedido de NIF através do Consulado português?
      O processo é tratado nos serviços centrais, e demora sempre mais por esse motivo.
      Cumprimentos

      Eliminar
  84. Olá! Fiz estágio de doutoramento entre 2014 e 2015 em Lisboa. Gostaria de saber se, caso volte em definitivo para vosso país, será necessário fazer um novo NIF. A propósito, há como resgatar o número anterior?
    Saudações do Brasil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O NIF é um número definitivo e estará sempre ativo quando necessitar.
      Bastará deslocar-se a uma repartição de Finanças, e com a sua identificação solicitar nova declaração com o seu NIF.
      Cumpriemtos

      Eliminar
  85. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  86. Olá Minha dúvida é a seguinte sou Cidadão Português e residente no Brasil, também preciso de um representante fiscal para tirar o meu NIF em Portugal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,
      Sim, dado que é residente no Brasil, necessita de representante fiscal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  87. Boa tarde. Estive em Lisboa em 2002 e na época tirei o meu NIF só que com o passar dos anos eu não retornei mais a Portugal e o documento acabou se extraviando. Minha dúvida é: Devo fazer um novo documento ou posso apenas pedir o número do meu NIF? E estando eu no norte do país, devo ter um outro representante fiscal? Como devo proceder? Agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O NIF é um número definitivo e estará sempre ativo quando necessitar.
      Bastará deslocar-se a uma repartição de Finanças, e com a sua identificação solicitar nova declaração com o seu NIF. No caso de não ter representante, terá que nomear um até obter nova autorização de residência em Portugal.
      Cumprimentos

      Eliminar
  88. Boa tarde,sou estrangeiro tenho cartão de residência permanente de 2013 posso ser representante fiscal de um amigo meu ca quere vir para Portugal ou e necessário ser um cidadão português?Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Se tem cartão de residência permanente, pode ser o representante fiscal.
      Cumprimentos

      Eliminar

  89. Ola eu estou cá em Portugal a 4 meses e nao fiz o numero de contribuinte por falta de informações vivo em Caldas da Rainha Leiria e as finanças de Caldas me mandaram ir a Santarém lá me mandaram ir a Lisboa mais me falaram que em Leiria mesmo eu consigo fazer podem me ajudar por favor..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Pode efetuar o seu registo e obter o seu NIF em qualquer repartição de Finanças ou Loja do Cidadão. Terá que ter um representante fiscal, enquanto não obtiver a autorização de residência em Portugal.
      Ficamos ao dispor para o que necessitar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  90. Gostaria de agradecer e parabenizar pelo post.
    Mas tenho uma dúvida! Eu posso levar o comprovante de resisdência do Brasil estando no nome da minha mãe? o mesmo será válido e aceito quando eu for levar a loja do cidadão? Onde autentico o comprovante?
    Aguardo respostas, Obrigado!
    Aguardo sua resposta, obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em principio será aceite, pois podem comprovar o nome da sua mãe no seu documento pessoal.
      Mas não tem nenhum documento com o seu nome e morada? Qualquer documento serve para este efeito.
      Cumprimentos

      Eliminar
  91. Boa tarde estou com dificuldade de tirar o nif sendo que o carimbo de entrada está bem clara quase transparente o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  92. Bom dia!
    Eu moro em Portugal e preciso tirar o NIF para meus pais, que tem nacionalidade portuguesa, mas moram no Brasil. Sei que é possível (eu sendo a representante legal), mas a pessoa das finanças onde fomos pedir informações disse que eles precisam estar presentes. Vocês tem como me orientar por favor? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      Enviámos já a sua resposta por email.
      Cumprimentos

      Eliminar
  93. Boa tarde INTAX! Preciso de uma ajuda de vocês,inclusive mandei e-mail agora a pouco. Grato e no aguardo. Fabio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já respondemos ao seu email.
      Obrigado e cumprimentos

      Eliminar
  94. Boa tarde,
    Sou brasileira, reformada, vim a Portugal a passeio ( minha sobrinha mora e estuda em Coimbra ), e, estamos tirando a cidadania italiana ( Vamos à Itália nos próximos dias ), entretanto, gostaria de saber como proceder, por onde começar, uma vez que pretendo abrir uma conta aqui em Portugal, e aqui viver futuramente. Já tenho uma pessoa que se dispôs a ser meu representante fiscal, sendo o mesmo cidadão português com residência permanente.
    Cumprimentos
    Claudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Existem várias opções e dependem do que pretende. Dado que é reformada, o ideal seria obter o visto de residência D7 para aposentados a viver de rendimentos. Mas teríamos que analisar a sua situação em concreto.
      Por favor envie email para geral.intax@gmail.com para podermos ajudar.
      Cumprimentos

      Eliminar
  95. Boa tarde! Eu e meu esposo pretendemos ir para Portugal no ano que vem, a minha amiga é cidadã portuguesa, mas reside em Londres, a mesma poderá ser nossa representante fiscal para obter o NIF?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Sendo residente em Londres, não poderá ser representante fiscal.
      O representante fiscal terá que ser alguém com residência permanente em Portugal.
      De qualquer forma, estaremos em contacto por email.
      Obrigado e cumprimentos

      Eliminar
  96. Ola bom dia! Fui a finanças fazer meu numero de contribuinte e como nao tinha o comprovante de endereço com meu nome me mandaram ir ao consulado do Brasil em Lisboa solicitar um comprovante de votação com meu endereço mais estou em duvida se realmente o consulado pode me dar esse documento com meu nome e endereço, E agradeço se puder me responder também uma outra duvida me falaram que a partir do momento que minha reapresente fiscal se me registra no endereço dela eu já estou legal tendo apenas que permanecer no endereço dela de 18 meses a 24 meses sem sair de Portugal e do endereço dela isso e verdade? Muito obrigado desde de já agradeço

    ResponderEliminar
  97. Olá, boa tarde. Sou brasileira com dupla idadania Suíça, residindo no Brasil. Não conheço ninguém em Portugal. O fato de ter a cidadania Suíça me despensaria o representante fiscal, porém neste caso um comprovante de residência do Brasil serviria?

    ResponderEliminar