O "419 Scam" ou "Golpe 419", ou ainda a fraude da "carta da herança", ou da "carta da Nigéria", é um dos mais antigos esquemas de fraude que existe pelo menos desde os anos 70, segundo os primeiros registos policiais deste tipo de ocorrências.
Obviamente o sistema entretanto foi modernizado, passando da tradicional carta enviada por correio ou fax, para as atuais vias eletrónicas de e-mail ou contacto através de redes sociais. Ultimamente voltaram a ser reportadas situações da clássica carta por correio.
Os nomes de "Golpe 419" ou "carta da Nigéria" devem-se ao facto da primeira origem destas cartas ter sido a Nigéria, e 419 ser o número da secção do Código Penal Nigeriano relativo às fraudes. Além deste esquema, existem muitos outros com proveniência da Nigéria, como é o caso do esquema do Paypal que descrevemos noutro artigo.
Hoje em dia, a origem destas fraudes já não é apenas a Nigéria mas também outros países africanos como a África do Sul, Serra Leoa, Libéria entre outros, e na generalidade países que passam ou passaram por "turbulências" (Iraque, Líbia, Afeganistão, Egito) em todo o mundo. Em alguns casos os golpistas fingem estar em países do "Primeiro Mundo" (Reino Unido, Holanda, Inglaterra, Espanha, Canadá, Japão) para dar maior credibilidade às suas propostas.
As principais histórias contadas pelos golpistas são as seguintes:
- Dinheiro desviado de empresa e contratos
- Dinheiro escondido de ex-ditadores, políticos ou ricaços ou de seus familiares
- Ressarcimentos internacionais por fraudes sofridas
- Heranças de parentes, mortos acidentais e desaparecidos
- Fundos descobertos ou bloqueadas em bancos
- Ricos, refugiados e soldados com propostas de transferência e investimento
O caso que apresentamos na imagem é a história em que o proponente é advogado (Mr. Rowland Khumalo) e um cliente seu terá morrido num acidente de viação com a sua esposa, e terá deixado fundos (30 milhões de dólares), sem ter herdeiros para a fortuna. Neste caso o "morto" tem um apelido igual ao da vítima para assim justificar a proposta de apresentar a vítima como herdeiro e depois, supostamente, dividir o dinheiro.
A fraude é a de sempre. Conseguir dados e informações da vítima e depois arranjar alguma desculpa para convence-la a pagar alguns supostos custos ou taxas adiantados, que são o verdadeiro objetivo do golpe.
A fraude é a de sempre. Conseguir dados e informações da vítima e depois arranjar alguma desculpa para convence-la a pagar alguns supostos custos ou taxas adiantados, que são o verdadeiro objetivo do golpe.
![]() |
Fraude da Carta da Herança proveniente da África do Sul |
Aparentemente o país mais usado para este fim é a África do Sul, existindo no entanto casos relatados da original Nigéria e de outros países africanos. Existem ainda casos vindos de vários outros países incluindo Reino Unido, China e Índia.
![]() |
Envelope e selo da África do Sul enviado para Portugal - Carta da Herança |
A proposta é fazer com que estes fundos sejam transferidos para você com alguma desculpa (até fazendo parecer você como herdeiro) e depois dividir com o proponente.
São usadas histórias como a de o dinheiro supostamente esquecido ser de um morto num acidente aéreo ou de outro tipo (sem herdeiros ou com dinheiro não declarado), enviando para “confirmação” artigos de imprensa internacional com o nome da tal vítima fatal. O facto de serem sempre fatalidades, justifica o desconhecimento de herdeiros declarados e logo o bloqueio das fortunas, dado serem mortes sempre inesperadas.
São usadas histórias como a de o dinheiro supostamente esquecido ser de um morto num acidente aéreo ou de outro tipo (sem herdeiros ou com dinheiro não declarado), enviando para “confirmação” artigos de imprensa internacional com o nome da tal vítima fatal. O facto de serem sempre fatalidades, justifica o desconhecimento de herdeiros declarados e logo o bloqueio das fortunas, dado serem mortes sempre inesperadas.
Além disso o objetivo principal já não é só receber dinheiro da vítima mas também conseguir informações como dados pessoais (documentos, assinaturas) e dados sobre empresas ou contas bancárias, no país ou no exterior, que depois são usados para tentar outras fraudes envolvendo “roubo de identidade” para defraudar novas vítimas envolvendo o nome de pessoas e empresas sérias.
O esquema, a história contada e os detalhes podem variar bastante de caso para caso, mas o conceito do golpe é sempre parecido e remete-se às fraudes do tipo "advance fee". O foco é sempre criar uma situação que justifique a solicitação de pagamentos adiantados por parte da vítima supostamente necessários para conseguir um beneficio muito maior, o qual, porém, na realidade não existe.
Realmente, isso aconteceu comigo mas graças a Deus eu não cai no golpe
ResponderEliminarEstou conversando com uma tal de Sr. Doris Gomez, que diz que seu marido morreu e deixou para ela uma herança, mas que não pode usar, porque está prestes a morrer e quer doar a uma pessoa, para que essa pessoa doe a uma instituição de caridade (rsrsrsrsrsrs), enfim....estou dando corda para ver até onde isso vai! Ela me pediu meus dados como endereço, nome e eu os dei...claro que tudo falso, né? Meu objetivo? Entregar tudo a Polícia Federal e acabar com a farra desse golpistas desgraçados! O povo cai nessa, porque é besta. Desconhecem o ditado que diz: esmola que é demais, até o santo desconfia! Onde que alguém, nesse mundo, irá doar dinheiro em grandes quantias a um desconhecido? kkkkkkk...me divirto com isso!
ResponderEliminarEstou conversando com um African, tambem estou dando corda kkkkkkk... quero só vê onde que vai esse tanto de Lorota.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarDe: Caroline Wood
ResponderEliminarEnviado: domingo, 29 de outubro de 2017 00:03
Para:
Assunto: Saudações em nome de Deus.
Saudações em nome de Deus,
Como você e sua família inteira? Embora não nos conheçamos, mas quero que você saiba que o meu contato com você não é um erro. Eu não quero dizer nenhum dano para você ou para sua família, eu entrei em contato com você por causa da minha saúde e para me ajudar a realizar o desejo do meu coração antes de eu morrer, não posso fazer nada sozinho, minha doença tirou minha força de mim .
Atualmente, estou no hospital onde eu já estou passando por tratamento de câncer de mama. Desde então, perdi minha habilidade de falar e eu estou escrevendo para você do hospital com a ajuda da enfermeira, a irmã Vivian Williams, que está me ajudando nesse hospital.
Eu escolhi você depois de orar e jejuar por Deus para me dirigir a uma pessoa de coração amável, uma pessoa muito honesta e temente de Deus que usará esse dinheiro para o trabalho da Caridade. Eu quero ajudar as pessoas pobres e menos privilegiadas na sociedade. Você pode levar 30% do dinheiro para seu uso pessoal e usar o resto para ajudar as massas pobres.
Esta é uma decisão muito difícil, mas eu tenho que dar um passo ousado porque não tenho outra opção. Não tenho filhos que herdarão esse dinheiro. Eu doei dinheiro e propriedades para alguns orfanatos de casas, mesquitas e igrejas aqui em Lomé Capital do Togo. Não exponha esta transação, proteja esse dinheiro do melhor que puder para que as pessoas não desviem o dinheiro para sua conta bancária privada.
Tudo o que preciso de você é o seu honesto, confiança e suas orações. Minha cirurgia está ao virar da esquina. Gostaria que você abriria as comunicações com o banco antes da minha cirurgia, porque não sei o que acontecerá comigo no processo. Vou enviar uma carta de autorização e suas informações completas ao banco assim que eu a receber de você.
Preciso das informações detalhadas abaixo:
SEU NOME COMPLETO-------------------
SEU NÚMERO DE TELEFONE----------------
SUA PROFISSÃO--------------------
SUA NACIONALIDADE-----------------
SUA IDADE------------------------
As informações acima me permitirão escrever uma carta de autorização ao meu banco e também enviar uma cópia que você deve enviar ao banco; esta carta permitirá que eles o reconheçam quando você está agindo em meu nome, ao receber esta informação, eu lhe enviarei o contato do banco para que você entre em contato com eles e discuta os procedimentos de transferência.
Meu querido, confie em Deus, porque não entrei em contato com você pelo meu poder, mas por sua graça. Lembre-se de mim nas suas orações diárias, já que em breve vou passar a operação do Coração.
Meu querido, anexei minha foto, minha foto de passaporte e minha carta de condução abaixo desta carta para que você saiba com quem você está lidando e também para que você possa confiar em mim.
Espero ter suas informações completas.
Que a graça de nosso Senhor Jesus seja o amor de Deus e a verdadeira comunhão do Espírito Santo seja com você e sua família, Amém,
Obrigado e permaneça abençoado no Senhor,
Sra. Caroline Wood.