O que preciso para abrir um Cabeleireiro

Os requisitos necessários para abrir uma Cabeleireiro (compreende os serviços de cuidados do cabelo  como lavagem, penteados, corte, pintura, ondulação, desfrisagem, bem como da barba e comercialização de produtos para o cabelo) são os seguintes:

 1. Iniciar a atividade (empresa ou particular)  com o CAE 96021 - Salões de Cabeleireiro, devendo optar pelo regime fiscal mais favorável para a dimensão do seu negócio, e eventualmente contratar os serviços de um contabilista;

 2.  Registo no cadastro comercial 

2.1. - Proceder à Instalação - Estabelecimento a efectuar on-line através dos serviços do Balcão do Empreendedor no caso de cumprir todos os requisitos exigidos para esta atividade.

2.2. - Proceder à Instalação Estabelecimento com dispensa de requisitos no caso de não cumprir todos os requisitos legais ou regulamentares estabelecidos para a atividade. Se for este o caso, apenas poderá abrir o estabelecimento quando a Câmara Municipal emita despacho a deferir o pedido, ou quando esta não se pronuncie após 20 dias, a contar do pagamento das taxas Os requisitos são para esta atividade, os descritos no Decreto-Lei n.º 10/2015 de 16 de Janeiro nos requisitos gerais do exercício (não havendo requisitos especiais neste caso) que vão do artigo 21.º ao artigo 39.º. Normalmente nesta atividade, não há necessidade de pedir a dispensa de requisitos.

 3. Horário de Funcionamento  devendo ser feita a comunicação do horário de funcionamento escolhido, dentro do permitido para Cabeleireiros, ou seja, entre as 6:00h da manhã e as 24:00h, todos os dias da semana. Esta comunicação e futuras alterações, também são efetuadas on-line no Balcão do Empreendedor, e deverá ainda afixar o horário no estabelecimento em local bem visível do exterior;

 4. Licença de Utilização  do imóvel onde vai instalar o estabelecimento, onde conste que o mesmo é compatível para a atividade de comércio e serviços;

 5.  Livro de Reclamações  que poderá comprar aqui, ou entre em contacto connosco.

13 comentários:

  1. boa tarde,
    estou interessada em fazer um projeto de estetica, unhas, depilaçao, maquilhagem, entre outras, para apresentação de projeto é necessario um espaço fisico? porque a minha ideia era ir a varios sitios prestar os meus serviços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,
      A que tipo de projeto se refere, seria para apoio do IEFP?
      Se for o caso, um dos passos no processo é a visita ao estabelecimento, mas ainda assim julgo não ser obrigatório ter espaço físico. Se já tiver definido os locais onde vai prestar serviços com contratos celebrados e espaços definidos, penso que poderá demonstrar a sua atividade dessa forma.
      De qualquer forma, deverá confirmar com o IEFP da sua residência.
      Se não for este o projeto a que se referia, ou se necessitar de esclarecimentos adicionais, por favor envie email para geral.intax@gmail.com.
      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Bom dia sou Cabelereira na Itália mas não tem a carteira de qualificação que exige na Itália , por acaso consigo validar a minha qualificação do Brasil em portugual existe algum acordo sobre isto. Para que eu consiga ter meu próprio negozio na Itália.

      Eliminar
  2. Gostava de saber se é preciso carta prifissional ja sou cabeleireira há 24

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Sendo a atividade de cabeleireira uma profissão de acesso livre em Portugal, não precisa de carteira profissional ou de qualquer outra licença para desempenhar esta atividade.
      Se necessitar de apoio para a contabilidade e questões fiscais da sua atividade, ficamos ao dispor pelo email info@intax.pt
      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Boa noite queria abrir salão mas nao tenho carteira profissional é obrigatorio ter carteira profissional?? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Sendo a atividade de cabeleireira uma profissão de acesso livre em Portugal, não precisa de carteira profissional para desempenhar esta atividade.
      Se necessitar de apoio para a contabilidade e questões fiscais da sua atividade, ficamos ao dispor pelo email info@intax.pt
      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Boa tarde, sou emigrante com a ideia de regressar a Portugal definitivamente e queria abrir o meu próprio espaço de cabeleireira/estética/unhas. Pode me dizer pfv o que será necessário e quais os procedimentos? Grata pela atenção!

    ResponderEliminar
  5. Bom día,sou imigrante e estou em Portugal há 6 anos trabalhando,preciso abrir um salão de beleza/cabeleireira,tenho NIF,e segurança social,mas o sef ainda não teve a ideia de me legalizar,queria saber se isso não implica em eu abrir este empreendimento, e se não implica onde devo adquirir uma licença para o efeito. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,
      Poderá abrir empresa ou atividade, mesmo sem ter ainda a autorização de residência emitida pelo SEF. Se necessitar do nosso apoio, por favor envie email para info@intax.pt
      Cumprimentos

      Eliminar
  6. Eu tenho um bar e com o alvará de bar e quero fazer barbearia bar!.
    É possível? E o que preciso fazer?

    ResponderEliminar
  7. Boa Tarde! Gostaria de abrir meu estúdio de beleza na minha casa aqui em Portugal, teria a possibilidade? É possível esse tipo de trabalho em casa? Meu objetivo é montar meu estúdio em um cômodo da minha moradia. Trabalho especificamente com realinhamento capilar.

    ResponderEliminar
  8. https://empathywords.pt/

    ResponderEliminar