Rendas antigas vão aumentar mais de 50%, mas idosos poderão receber subsídio do Estado. Novas oportunidades para investir em prédios para arrendamento.


Os senhorios estimam uma subida no valor das rendas de 50 a 65% a acontecer em 2017, fim do período transitório que limitava os aumentos nas rendas antigas (contratos feitos até 1990).

Há casos em que as rendas são tão baixas, que não chegam para o senhorio pagar o IMI do imóvel, daí que a previsão seja de uma subida tão acentuada. O Instituto Nacional de Estatística revela que há 255 mil inquilinos com contratos de arrendamento anteriores a 1990.

Para os inquilinos idosos com carência económica, a diferença entre o que o senhorio vai pedir de aumento e o que o inquilino pode efetivamente pagar é assegurada pelo Estado, através de subsídio. O mecanismo prevê que, enquanto não for tomada uma decisão sobre o pedido de apoio, a renda não pode ser aumentada.

A controvérsia entre a Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL) e os senhorios, prende-se com o facto de os senhorios poderem aumentar as rendas sem serem obrigados a fazer obras. Os senhorios afirmam que,mesmo assim, as rendas estarão abaixo dos preços de mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário